terça-feira, 5 de outubro de 2010

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias.

Após analisar os conteúdos propostos para o estudo da temática, pude perceber que ainda existe uma distância considerável no tocante a informática dentro das unidades escolares.
O uso de computadores com acesso a internet nas atividades curriculares de certa forma vem ajudando a modificar a mentalidade do professor, que ainda resiste no uso das tecnologias e dando maior mobilidade para os alunos que conseguem desenvolver as atividades com maior prazer.
A mudança de comportamento dos alunos por meio das tecnologias está deixando a vida do professor um verdadeiro caus. Por que, o professor ainda esta condicionado a dar aulas tradicionais, e alguns com pouca abertura para se inserir no mundo digital. Não por falta de vontade, mas , por falta de instrumentos que despertem neles a necessidade de ter maior conhecimento e utilização dos meios tecnológicos. Ainda existe muita resistência dentro do mundo docente acerca das tecnologias.
Quando o professor passar a se inteirar mais, utilizar, conhecer, verá que os meios tecnológicos são uma ferramenta de muito valor na aprendizagem dos alunos. Após essa conscientização e aceitação das tecnologias (internet) em sala de aula, as aulas se tornaram mais agradáveis e proveitosas. Porém, temos que deixar claro, que não é apenas a aceitação, o professor deve saber o que realmente deseja trabalhar com o material que está utilizando com seus alunos e quais as funções desenvolvidas por elas.
Não é fácil acompanhar o grande avanço das tecnologias, onde a cada minuto, estão sendo lançados no mercado sites, programas, softwares, computadores, celulares, MP4, dentre outros...
No meu entendimento o problema de aceitação das tecnologias ainda é grande, por que não está acessível a todos. A partir do momento que todas as escolas publicas, estiverem devidamente equipadas com um notbook para cada aluno, internet sem fio, propostas curriculares voltadas para as tecnologias, com certeza essa realidade via mudar.
O que nós precisamos é de incentivos financeiros por parte dos órgãos competentes, maior valorização, carga horária digna, respeito da sociedade, colaboração da família, de políticas educacionais condizentes com a realidade de nossa clientela.
As tecnologias com certeza nos proporcionam mudanças, porém ainda não chegamos ao ideal, temos que rever os currículos e as propostas educacionais vigentes, para que tenha uma transformação de acordo com as necessidades de cada localidade para potencializar a aprendizagem dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário