segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu como professora aprendiz

Como professora aprendiz, estarei sempre abrindo oportunidades para aprender juntamente com meus alunos, para que eles possam se sentir a vontade para questionar, opinar, sugerir as formas de atividades que querem realizar através das mídias(TV, vídeos, data show, internt, etc), disponíveis na unidade escolar. O que tornará a aula, mas prazerosa. Sempre que possível se faz necessário, a aplicação de algumas dinâmicas favorecendo a interação entre alunos e professora, onde se aprimoram conhecimentos e aprendemos a ouvir um ao outro e respeitar a individualidade de cada um. Acredito que quando existe essa cumplicidade entre professor e aluno,o ambiente de sala de aula se torna um verdadeiro local de aprendizado de ambas as partes. Vejo que a auto avaliação,das atividades desenvolvidas no bimestre, com os meus alunos, é de fundamental importância,pois daí percebo que algumas vezes tenho que mudar a minha maneira de ensinar e isso me proporciona uma auto-avaliação do meu fazer pedagógico observando a importância do professor aprimorar os seus conhecimentos e trocar idéias com os colegas da sua escola e de outras escolas sejam elas estaduais, municipais ou particulares, para que assim possa ter sucesso com os seus alunos no ensino aprendizagem. O professor deve ter sempre em mente: o que?, como?, quando? E o porque?, desenvolver as atividades, direcionando sempre para ações pedagógicas que venham dar sustentação ao que o aluno quer aprender e o que ele precisa aprender. Criar um ambiente de pesquisa juntamente com o alunado onde todos que estão inseridos na unidade escolar, façam parte do processo de aprendizagem, enriquecendo o conhecimento e transformando pensamentos para uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário